FLORADAS

O relevo e as peculiaridades climáticas do Nordeste brasileiro inviabilizam a agricultura de larga escala, favorecendo as matas nativas e consequentemente a apicultura orgânica. Estima-se que aproximadamente 65% do território nordestino seja ocupado pelo bioma da Caatinga que possui uma ampla diversidade de floradas. Também por causa dessas peculiaridades algumas floradas ocorrem com mais intensidade em períodos e locais específicos.

Essas são as principais floradas de ampla produção acompanhadas pela Matrunita:

Cipó Uva

Cipó Uva

O Cipó Uva floresce nos meses de Setembro a Novembro, onde a maioria das outras plantas não estão florescendo, permitindo dessa forma, a obtenção de um mel monofloral. As características do mel de cipó uva são: mel muito claro (0 a 25mm), consistente (umidade de 15 a 17%), índice de HMF baixo (menor que 5mg/kg). Sabor suave, muito especial, aroma perfumado.

A região onde podemos encontrar a florada do cipó uva é na Chapada do Araripe, estado do Ceará. Uma região de preservação ambiental com matas nativas, 100% orgânica.

Mangue

Mangue

O mel do mangue é proveniente de regiões litorâneas, onde a maré invade as plantações de manguezais. Por isso esse mel tem um sabor salobro, sendo esse um diferencial entre outras floradas. Méis com umidade mais baixa (18,5%), encontramos no estado do maranhão. Nos manguezais pode-se obter um mel 100% monofloral, pois não existe outra florada nessas regiões. Também outro fator positivo é que essas regiões são exclusivas para apicultura 100% orgânica.

Aroeira

Aroeira

Mel proveniente de regiões montanhosas no centro sul do Ceará. Durante o período de floração, entre os meses de julho a setembro, sua copa encontra-se completamente sem folhas, coberta apenas por flores. O mel produzido na florada da aroeira é muito especial. Possui propriedades medicinais, dentre elas o poder de cicatrização e ação antimicrobiana. O mel produzido a partir do néctar da flor da aroeira, possui umidade entre 14 a 16%, cor muito escura e sabor forte e muito agradável. A localização da plantação, favorece a produção de um mel monofloral e a predominância do sabor do mel de aroeira 100% orgânico.

Marmeleiro

Marmeleiro

Considerado uma das principais fontes de néctar da caatinga, as flores do marmeleiro são muito perfumadas, atraindo vários insetos, principalmente abelhas. Essa característica favorece a utilização dessa espécie para a criação e conservação de abelhas. O mel produzido pelo marmeleiro é muito apreciado, pela cor, sabor e principalmente sua textura. Possui coloração clara, umidade baixa (18% aprox.) sabor suave e marcante. O período de floração é na estação chuvosa. A principal região de produção desse mel é em Picos, Piauí, uma região que favorece a produção de mel 100% orgânico.

Angico

Angico

A floração dessa espécie ocorre em massa e sua copa tem beleza exuberante durante a estação seca. Suas inflorescências são formadas por flores pequenas, brancas e com odor agradável. As abelhas são muito atraídas e a produção de mel dessa florada tem alto potencial. As características do mel de angico é de baixa umidade, coloração amarelada, claro e sabor suave e muito agradável. A principal região de produção desse mel é em Picos-Piauí, uma região que favorece a produção de mel 100% orgânico.

Moleque duro

Moleque duro

A florada de moleque duro é no sertão da Bahia. Ocorre no período chuvoso que vai de janeiro a março. Suas inflorescências são compostas por flores delicadas, brancas e pequenas. O néctar dessas flores atrai muito as abelhas. O mel dessa florada é muito escuro, sabor forte e marcante. Umidade muito baixa variando entre 15 a 16%. É um mel muito apreciado e saboroso e completamente orgânico.

Vassourinha

Vassourinha

A flor da vassourinha atrai muito as abelhas, é uma florada que tem grande capacidade de produção. O mel tem características marcantes como cheiro e sabor fortes. A umidade geralmente é boa, em torno de 18% e a coloração é light âmbar.

Contate nos…

As abelhas operárias se comunicam através do balé apícola, nós temos formas mais simples de nos comunicar, se deseja entrar em contato, por favor clique no seguinte botão:

© Copyright - Matrunita da Amazonia Apicultura Ltda
pt_BRPT